Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
AUTONOMIA DAS MULHERES RURAIS
Documentação da trabalhadora rural chega pelas águas no norte do Brasil
WhatsApp

14 de Abril de 2016

TEMAS RELACIONADOS:
autonomia das mulheres rurais

Quase depois de um ano de terem sido entregues, finalmente entram em ação nessa sexta-feira (15), de acordo com o MDA, as duas Lanchas de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (Lada), que vão atuar nos mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA), no estado do Pará.



“Esta é uma reivindicação histórica trazida pelas mulheres das Águas e das Florestas às marchas das Margaridas. Conquista da segunda Marcha das Margaridas, o PNDTR já possibilitou a entrega de mais de um milhão de documentos para mulheres rurais. No entanto, só agora começa a ser estruturado para responder aos desafios amazônicos, garantindo assim, o acesso das mulheres do norte do Brasil, às políticas públicas. Assim, temos a certeza de que este serviço irá contribuir para levar cidadania para cada mulher que até hoje enfrenta desafios para conseguir ter um documento que abrirá muitas portas para o acesso a outras políticas”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas.

Caminho da cidadania pelos rios do Pará A primeira etapa de ações será realizada no dia 4 de maio, pela lancha “Isa Cunha”, nome dado em homenagem a uma grande líder da luta das mulheres no Pará, e deve contemplar mulheres rurais na ilha de Marajó e região metropolitana de Belém. Entre os municípios dessa 1ª etapa, estão: São Sebastião da Boa Vista, atendendo 4 comunidades. De lá as Lancha segue para Curralinho, Bagre e Breves. A partir do dia 15 de maio, a programação entra em sua 2ª etapa, com ações nos municípios de Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedra e Muaná. Em junho, a 3ª etapa do Programa chega aos municípios de Anajás, Chaves, Afuá, Gurapá, Almeirim, Melgaço e Portel. Depois as ações continuam no Baixo Tocantins e outras comunidades da região metropolitana de Belém. “Nosso objetivo é empoderar nossas mulheres que vivem em ilhas, assentamentos e comunidades ribeirinhas, com a emissão, gratuita, de documentos civis e trabalhistas. Ressaltamos que a ação é uma conquista da pauta na Marcha das Margaridas e de outas ações da CONTAG e Organizações parceiras”, ressaltou a Vice-presidente e Coordenadora da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAGRI-PA, Rita Serra.

Saiba mais! As lanchas vão ajudar as equipes no deslocamento para a realização de mutirões em locais de difícil acesso. O Pará é um dos estados com maior demanda do programa e que apresenta mais dificuldades para a locomoção das equipes, devido às grandes distâncias e a necessidade de fazer a travessia dos rios. As lanchas levam os nomes da extrativista Maria do Espírito Santo e da feminista e militante pelos direitos humanos Isa Cunha. A iniciativa é fruto de parceria entre o MDA, o Ministério da Defesa e a Marinha do Brasil. Para a construção das Lanchas, foram investidos mais de R$ 2,1 milhões. PNDTR O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) é coordenado pelo MDA em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e realiza mutirões para a emissão gratuita de documentos civis e jurídicos. A ação é voltada para mulheres agricultoras e assentadas da reforma agrária. Além de garantir a cidadania, os documentos emitidos nos mutirões permitem às trabalhadoras rurais o acesso a programas e políticas públicas. Desde o início do programa, em 2004, já foram atendidas mais de 1,3 milhão de mulheres e emitidos mais de 2,7 milhões de documentos. Mais de 91,5 mil mulheres foram atendidas no Pará. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico