Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DECLARAÇÃO FAFSAN II
Declaração II Fórum da Agricultura Familiar e da Segurança Alimentar e Nutricional na C PLP - FAFSAN II
WhatsApp

30 de Setembro de 2016


II Fórum da Agricultura Familiar e da Segurança Alimentar e Nutricional
TEMAS RELACIONADOS:
declaração fafsan ii

Reunidos em Lisboa para participar no II FÓRUM DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA CPLP (FAFSAN II), entre os dias 26 e 30 de setembro, representantes de mais de 500 organizações da sociedade civil reunidas no Mecanismo de Facilitação da Participação da Sociedade Civil no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP discutiram, conjuntamente com representantes dos parlamentares, académicos e sector privado, a implementação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade.

Neste importante espaço de articulação multi-atores, foram discutidas no FAFSAN II ações concretas a propor aos governos para reverter um quadro em que o direito a uma alimentação adequada ainda não é uma realidade para cerca de 150 milhões de pessoas que sofrem o impacto de um sistema alimentar social e economicamente ineficaz. Desnutrição, mal nutrição, sobrepeso e obesidade estão hoje na base de uma situação alarmante ao nível de doenças como hipertensão, diabetes e cancro, consumindo entre 20% a 30% dos orçamentos públicos anuais nos vários Estados da CPLP. Este quadro exige uma transição para a humanização alimentar, ou seja, para sistemas alimentares mais democráticos e sustentáveis e, nesse sentido, os participantes decidiram:

1. Recordar aos governos a necessidade de continuar a construção dos mecanismos para governança da Segurança Alimentar e Nutricional com a participação da sociedade civil em particular em Portugal, Guine Equatorial e Angola. Os participantes congratulam-se com a crescente existência de Conselhos nos demais países da Comunidade e solicitam o apoio técnico da Organização das Nações Unidas - FAO para a sua consolidação.

2. Efetuar um Pacto para a Melhoria da Governança da Terra e outros Recursos Naturais assente na institucionalidade da ESAN-CPLP ou de comités nacionais e regional de negociação sobre a terra. Este Pacto, visando maior transparência, prestação de contas e convergência politica no tocante à garantia de direitos de acesso e uso da terra contará com um observatório da terra e provedor para o monitoramento da implementação das Diretrizes Voluntárias para a Governança Responsável da Terra, dos Recursos Pesqueiros e Florestais no contexto da Segurança Alimentar Nacional aprovadas pelo Comité Mundial de Segurança Alimentar das Nações Unidas.

3. Recomendar aos governos o apoio imediato aos agricultores familiares na Comunidade já que estes são provedores de 70% a 100% dos alimentos saudáveis consumidos em todos os países. Para o efeito deverão os Estados membros, aprovar na próxima reunião do CONSAN-CPLP as Diretrizes para a Promoção da

Agricultura Familiar nos Países da CPLP e realizar estudos nacionais coordenados e coerentes, visando a identificação e reconhecimento legal destes produtores para efeitos de políticas de discriminação positiva no acesso a terra, água e outros recursos naturais, serviços e infra-estruturas.

4. Iniciar a construção de politicas para a agroecologia providenciando um quadro legal e institucional adequado e serviços de assistência técnica, investigação participativa, crédito, seguros e acesso a mercados para os agricultores agro ecológicos. Avaliar um acordo de comércio preferencial ao nível da CPLP e a institucionalização de mecanismos de certificação multi-atores da Comunidade. Promover a construção de capacidades através do lançamento de um centro de competências e rede de transferências tecnológicas em modelos de produção sustentável;

5. Implementar, ativamente, políticas de compras públicas de alimentos em particular ao nível da alimentação escolar, privilegiando a compra de alimentos locais aos produtores familiares. Nesse sentido, e visando construir capacidades a vários níveis, a sociedade civil reclama da CPLP a realização de uma ação de intercâmbio de conhecimentos envolvendo a sociedade civil mas também quadros governamentais e das escolas visando construir capacidades e discutir uma politica global da CPLP para as compras publicas de alimentos.

O Fórum decorre num momento marcado por diversas incertezas relativamente à situação política em alguns países da Comunidade. Nesse sentido, os participantes do FORUM solicitaram desde o primeiro momento ao governo do Brasil, que acolherá a próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, a confirmação da realização prévia da reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP, tendo em vista o papel de assessoria que este órgão tem relativamente aos Chefes de Estado e de Governo.

O Mecanismo de Facilitação da Participação da Sociedade Civil no CONSAN agradece a todos os atores relevantes na Comunidade a sua participação e apoio a este II Forum, em especial, à Presidência do CONSAN-CPLP, exercida pelo Ministério da Agricultura de Timor Leste, ao Secretariado Executivo da CPLP e à Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Agradece igualmente à Associação para a Mudança e Representação Transcultural (AMRT), em Talude, concelho de Loures, pela calorosa recepção e apoio prestados. Lisboa, 29 de setembro de 2016

FONTE: Fórum da Agricultura Familiar e da Segurança Alimentar e Nutricional na C PLP - FAFSAN II



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico