Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EDUCAÇÃO DO CAMPO
CONTAG visita Centro de Referência em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável em Goiás
WhatsApp

07 de Novembro de 2013


Tânia Dornellas
TEMAS RELACIONADOS:
educação do campo

Em 6 de novembro foi realizada a visita de entidades parceiras ao Centro de Referência em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável. Mais uma etapa da articulação iniciada em 2008, com a FETAEG, a CONTAG e a Universidade Federal de Goiás - UFG e, posteriormente, com o Ministério da Educação, o Instituto Federal de Goiás, o Instituto Federal Goiano e a Universidade de Brasília. A Secretaria de Políticas Sociais e de Política Agrária e a assessoria representaram a CONTAG.

O objetivo da visita foi acompanhar o andamento da primeira etapa da reforma física em curso, pactuar com a UFG e as entidades parceiras os prazos para o término das obras, aquisição dos equipamentos necessários para viabilizar a inauguração do centro de referência e planejar o início das atividades previstas para 2014. Tanto os recursos investidos para a reforma do espaço quanto os recursos destinados para aquisição de equipamentos foram pautas, respectivamente, do Grito da Terra Brasil 2010 e 2013, com respostas positivas por parte do Governo Federal.

Localizado a aproximadamente 20 km de Caldas Novas/ GO, o Centro de Referência em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável tem como objetivo articular um conjunto de ações já desenvolvidas pela UFG e pelas entidades parceiras e implantar novas ações de escolarização, formação, capacitação e de pesquisa relacionadas ao tema da educação do campo, agricultura familiar e desenvolvimento territorial sustentável. As atividades serão desenvolvidas em uma área pertencente à universidade conhecida como Vila de Furnas. Com uma área de 87 hectares, o centro de referência possui uma ampla área construída com prédios de diversos tipos, dentre os quais se destacam: 114 casas, 2 escolas, 2 salões/auditórios com capacidade para 200 lugares cada, restaurante com cozinha industrial e clube recreativo.

A proposta é que no espaço sejam ofertados cursos de pós-graduação, graduação, cursos técnicos, formação continuada de professores da rede pública, educação de jovens e adultos e cursos de qualificação para a agricultura familiar, dentre outros. Para coordenar e executar essas atividades, o centro de referência contará com uma diretoria executiva e financeira e um Conselho Gestor, composto pela UFG e pelas entidades parceiras, como a CONTAG.

Para Zenildo Pereira Xavier, secretário de Política Agrária da CONTAG, “esta é uma oportunidade estratégica para o MSTTR construir uma proposta articulada de educação para os trabalhadores e trabalhadoras rurais.” Para o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, “é fundamental que todo o MSTTR apoie esta iniciativa e se comprometa a participar efetivamente dos debates sobre o Centro de Referência em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável e de suas futuras ações, pois certamente este espaço será um marco em toda a nossa luta por uma educação do campo, pública e de qualidade, e a concretização de nossas demandas no âmbito do PRONACAMPO.” FONTE: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico