Em 6 de novembro foi realizada a visita de entidades parceiras ao Centro de Referência em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável. Mais uma etapa da articulação iniciada em 2008, com a FETAEG, a CONTAG e a Universidade Federal de Goiás - UFG e, posteriormente, com o Ministério da Educação, o Instituto Federal de Goiás, o Instituto Federal Goiano e a Universidade de Brasília. A Secretaria de Políticas Sociais e de Política Agrária e a assessoria representaram a CONTAG.
O objetivo da visita foi acompanhar o andamento da primeira etapa da reforma física em curso, pactuar com a UFG e as entidades parceiras os prazos para o término das obras, aquisição dos equipamentos necessários para viabilizar a inauguração do centro de referência e planejar o início das atividades previstas para 2014. Tanto os recursos investidos para a reforma do espaço quanto os recursos destinados para aquisição de equipamentos foram pautas, respectivamente, do Grito da Terra Brasil 2010 e 2013, com respostas positivas por parte do Governo Federal.
Localizado a aproximadamente 20 km de Caldas Novas/ GO, o Centro de Referência em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável tem como objetivo articular um conjunto de ações já desenvolvidas pela UFG e pelas entidades parceiras e implantar novas ações de escolarização, formação, capacitação e de pesquisa relacionadas ao tema da educação do campo, agricultura familiar e desenvolvimento territorial sustentável. As atividades serão desenvolvidas em uma área pertencente à universidade conhecida como Vila de Furnas. Com uma área de 87 hectares, o centro de referência possui uma ampla área construída com prédios de diversos tipos, dentre os quais se destacam: 114 casas, 2 escolas, 2 salões/auditórios com capacidade para 200 lugares cada, restaurante com cozinha industrial e clube recreativo.
A proposta é que no espaço sejam ofertados cursos de pós-graduação, graduação, cursos técnicos, formação continuada de professores da rede pública, educação de jovens e adultos e cursos de qualificação para a agricultura familiar, dentre outros. Para coordenar e executar essas atividades, o centro de referência contará com uma diretoria executiva e financeira e um Conselho Gestor, composto pela UFG e pelas entidades parceiras, como a CONTAG.
Para Zenildo Pereira Xavier, secretário de Política Agrária da CONTAG, “esta é uma oportunidade estratégica para o MSTTR construir uma proposta articulada de educação para os trabalhadores e trabalhadoras rurais.” Para o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson, “é fundamental que todo o MSTTR apoie esta iniciativa e se comprometa a participar efetivamente dos debates sobre o Centro de Referência em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável e de suas futuras ações, pois certamente este espaço será um marco em toda a nossa luta por uma educação do campo, pública e de qualidade, e a concretização de nossas demandas no âmbito do PRONACAMPO.” FONTE: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG