Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MULHERES EM MARCHA
CONTAG participa do 10º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres
WhatsApp

14 de Outubro de 2016



TEMAS RELACIONADOS:
mulheres em marcha

Para debater temas, como: violência contra as mulheres e jovens; participação das mulheres na construção da democracia e respeito pelos direitos humanos; as feministas e os feminismos; fortalecimento dos coletivos de mulheres rurais em defesa da natureza e da vida; entre outros temas, a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, participa até sábado(15), do 10º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, em Maputo, Moçambique, juntamente com 120 companheiras de 35 países, das 5 regiões do mundo. Uma oportunidade de encontro e fortalecimento das mulheres rurais e da Rede Margaridas do Mundo.



O 10º Encontro Internacional também é um espaço estratégico para avaliar a 4ª Ação Internacional realizada em 2015; a organização da MMM e as perspectivas para fortalecimento do movimento a nível nacional e regional; partilhar experiências sobre as alternativas que as mulheres desenvolvem para o enfrentamento dos desafios do contexto atual; eleger membros do Comitê Internacional e construir a agenda coletiva para o período 2017-2020.



Lei na íntegra a nota política do 10º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres

Reflexão e Debate

Apesar de todas lutas dos movimentos de mulheres ao longo destes anos, as mulheres e jovens ainda são forçadas a casar ainda crianças e traficadas para o trabalho forçado ou escravas de sexo. Algumas estão presas em conflitos onde a violação sexual é perpetrada como uma arma de guerra. Tem-lhes sido recusado o acesso à educação e ao desenvolvimento das suas capacidades. Por todo mundo, as mortes relacionadas com a gravidez e partos são bastantes elevadas, e as mulheres são privadas de fazerem suas escolhas ligadas a sua vida pessoal. A violência contra as mulheres continua sendo uma grande barreira para a participação efetiva das mulheres na vida política, econômica e social.

As mulheres são as mais ativas economicamente na África que em qualquer parte do mundo. Elas têm se dedicado mais as atividades agrícolas representando 70% da força laboral em muitos países. Contudo, as camponesas têm menos acesso aos meios essenciais para produção, tais como: terra, crédito, novas tecnologias e serviços de extensão. Apesar de baixa renda, elas são as responsáveis pelo sustento da família e seu bem-estar e têm ainda um papel de liderança nas suas comunidades. Por toda África as mulheres enfrentam barreiras para atingir o seu maior potencial, devido às práticas culturais nocivas, leis discriminatórias e elevado grau de segmentação do mercado. Eliminar as desigualdades de gênero através do empoderamento das mulheres pode aumentar o potencial produtivo de 1 bilhão de africanas(os) e alavancar o potencial de desenvolvimento do continente.

É reconhecido por todo mundo que investir na educação das mulheres, gera um efeito multiplicador, que possibilita a estas tornarem-se líderes na garantia do bem-estar das suas famílias e comunidades. Ao mesmo tempo, os problemas sociais que afetam as mulheres, tais como: a violência, práticas costumeiras nocivas, leis discriminatórias, trazem consequências negativas para seus filhos e comunidades.

Nós mulheres, somos chamadas a engajarmo-nos como movimento e sociedade civil para reivindicar os nossos direitos e questionar o modelo de desenvolvimento e o tipo de governação mais responsiva e inclusiva para todas e todos. Somos chamadas a apelar e a mediar pela paz em momentos de conflitos e a exigir o direito de viver num mundo sem violência. Somos chamadas a ocupar nossos espaços como cidadãs de iguais direitos que os homens com direitos a herança, a terra, ao trabalho e a participação política sem sermos questionadas ou impedidas pelas leis costumeiras.

Saiba mais: Marcha Mundial das Mulheres

A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento de mulheres em solidariedade internacional, lutando contra as causas da pobreza e violência contras as mulheres.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes, com informações da Secretaria de Mulheres da CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico