Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PROJETO DE LEI 4330/2004
Câmara Federal tenta suprimir direitos trabalhistas
WhatsApp

06 de Abril de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
projeto de lei 4330/2004

Ignorando a insatisfação dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, nesta terça-feira (07), o Presidente da Câmara Federal, Dep. Eduardo Cunha – PMDB-RJ deverá submeter à votação do Plenário o Projeto de Lei 4330/2004 de autoria do Senador Sandro Mabel (PR-GO) e que prevê a autorização para a terceirização irrestrita das relações de trabalho. A proposta elimina os limites fixados pela Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho e que restringia a terceirização às atividades meio, ou seja, aquelas que não tivessem relação com a atividade fim da empresa.

A proposta enfrenta a resistência de diversas entidades e deu causa a criação do Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização que congrega, além de centrais sindicais, federações e sindicatos de trabalhadores, como, entre outras, a CUT, Força Sindical, CTB, UGT, NCST, Intersindical, FUP, Contraf, Industriall, MHuD – Movimento pelos Direitos Humanos, pesquisadores, estudiosos, entidades representativas que atuam no mundo do trabalho, entre elas: Associação Latino Americana de Advogados Laborais (Alal); Associação Latino Americana de Juízes do Trabalho (ALJT); Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra); Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat); Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat); Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), além de pesquisadores de centros acadêmicos como do Cesit/IE/Unicamp e o Grupo de Pesquisa "Trabalho, Constituição e Cidadania", UnB-CNPq.

CONTAG é contra o Projeto de Lei 4330/2004!

A CONTAG tem lutado contra a aprovação do projeto, principalmente porque a terceirização, ao contrário do que tenta transformar em verdade a classe patronal, não se trata de modernização da produção, mas sim uma forma de diminuir os custos a partir da precarização das condições de trabalho. Para o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Confederação, Elias D'Ângelo Borges, a terceirização significa um retrocesso. “90% dos trabalhadores e trabalhadoras resgatados em condição análogas à escravidão eram terceirizados, e, em regra, as condições de trabalho dos trabalhadores terceirizados são piores do que os contratos diretamente pelas empresas”.

Outra preocupação da CONTAG se refere à responsabilidade pelo cumprimento das obrigações trabalhistas que nos casos de terceirização é transferida para as empresas contratadas para prestar os serviços, o que aumenta consideravelmente o risco de calote nos términos dos contratos, como acontece em várias partes do país.

Durante a tramitação do projeto foi proposta que nos casos de terceirização a responsabilidade pelo cumprimento das obrigações fosse solidária, ou seja, assumidas pelo Tomador de Serviço e pelo Prestador de Serviço, mas nunca foi sequer discutida pelos parlamentares. Para Elias, este é um dos aspectos que demonstram que a proposta não é séria e representa uma ameaça real aos direitos mínimos dos trabalhadores e trabalhadoras. “Se quem a defende não quer se responsabilizar pelo respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, significa que ele reconhece e consente com a violação destes direitos”, denuncia Elias.

A CONTAG vai acompanhar de perto os próximos passos e atuará no Congresso Nacional para impedir que os trabalhadores e trabalhadoras rurais tenham seus direitos suprimidos. “É preciso que as Federações e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais conversem e pressionem os parlamentares dos seus estados, demonstrando que esta proposta viola gravemente os interesses dos nossos trabalhadores”, ressalta o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

Já o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Paulo Luiz Schmidt, a terceirização merece ser debatida, mas sempre sob a ótica do respeito aos direitos fundamentais, previstos na própria Constituição Federal, que preveem a progressividade dos direitos sociais, ou seja, que a lei pode e deve ser alterada, mas sempre com o objetivo de melhorar a condição social do trabalhador.

“Mas, ao contrário de um debate sadio, o que vemos são tentativas, cada vez mais fortes, da liberação da terceirização da mão-de-obra. No Congresso Nacional, por exemplo, tramita a passos largos o Projeto de Lei nº 4.330/2010 que, sob o argumento de regulamentar a terceirização, cuida justamente de liberar a prática, diluindo a responsabilidade do empregador, acabando com a identidade das categorias profissionais e ameaçando garantias consolidadas na Constituição e na CLT.

Os juízes do Trabalho estão em alerta e assim também devem estar todos aqueles que cuidam do Direito. Atualmente, dos cerca de 44 milhões de empregados no Brasil, 11 milhões são terceirizados. Com a liberação da prática da terceirização para a ‘atividade-fim’, talvez em cinco anos, algo em torno de 10 milhões serão migrados para a terceirização, resultando na drástica redução da massa salarial. Trata-se de um retrocesso social sem precedente na história de nosso país”.

VÍDEOS

Artistas denunciam em vídeos o Projeto de Lei 4330/2004 que tenta suprimir o direito dos trabalhadores e trabalhadoras!!!

Veja no link: VÍDEO 1 VÍDEO 2 VÍDEO 3 FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes- Sec. Assalariados e Assalariadas CONTAG



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico