O aumento da desigualdade no mundo, concentração de riqueza e terra, o desrespeito à agricultura familiar, o avanço da violência contra as mulheres e falta de incentivo para a juventude serão alguns dos temas a serem discutidos e denunciados na XXVII Reunião Especializada da Agricultura Familiar (REAF MERCOSUL). Lideranças da agricultura familiar brasileira e dos países da região estão reunidas em Florianópolis/SC, de 4 a 8 de dezembro, nesta atividade que conta com a Presidência Pro Tempore do Brasil.
Na abertura nesta segunda-feira, o vice-presidente da CONTAG e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, que também é o secretário geral da COPROFAM, destacou a importância do espaço da REAF para realizar grandes debates e propor a construção de políticas públicas responsáveis e que geram desenvolvimento e combate à fome. “Esse espaço institucional foi uma conquista das organizações, visando que os países nos escutem. Queremos que a agricultura familiar seja reconhecida, interligada aos mercados e a um processo de segurança e soberania alimentar”, destaca.
Broch aprofunda ainda mais a reflexão. “A maior desgraça que temos é a desigualdade no mundo e no campo, principalmente. Estamos em um planeta onde oito pessoas detém mais de 50% de toda a riqueza no mundo. Temos que lutar contra isso! Não é possível viver em um mundo com tanta tecnologia e ver milhões de pessoas passando fome, tendo que sustentar a família com menos de 850 reais. E não resolvemos o problema da fome sem valorizar a agricultura familiar”, analise o dirigente da CONTAG.
Nesse cenário de desigualdade, de falta de oportunidades e retrocessos de direitos, presente não só no Brasil, mas na maioria dos países da região, a juventude está sendo bastante impactada. A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon Augusto, que também participa da atividade, disse estar com grandes expectativas para o diálogo com as lideranças jovens para trocar experiências e analisar as mudanças nesse cenário no período de 10 anos de atuação do Grupo Temático de Juventude Rural no âmbito da REAF. “Vamos resgatar os acúmulos dos 10 anos do GT de Juventude Rural dentro da Reaf e também vamos pautar atividades para o futuro. Nesse GT de Juventude estamos discutindo uma Recomendação de Políticas Públicas para juventude. Teremos um momento muito importante que será o Seminário da Juventude Rural. Portanto, em todos esses momentos vamos tratar das políticas públicas para a juventude, trazendo a realidade e as necessidades que nós temos enquanto jovens rurais”, explica Mônica.
Os debates dos temas das mulheres rurais também prometem ser bem participativos e empoderados. Além da Sessão da Reaf e do GT de Políticas de Igualdade de Gênero, para as mulheres um dos principais momentos da programação será o Seminário sobre violência contra as mulheres. “No GT, a ideia é dialogar sobre o programa de gênero e sobre o Ano da Mulher Rural, que será em 2018. No seminário, cada país trará um relato sobre a situação de violência que impacta a vida das mulheres. Nós vamos trazer com força o nosso eixo da plataforma da Marcha das Margaridas que trata dessa temática”, informa a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também presente na REAF.
PROGRAMAÇÃO
Nesta segunda-feira (04), a programação contou com uma reunião de representantes da COPROFAM, reunião de organizações da agricultura familiar camponesa e indígena da REAF e Grupo Temático de Juventude Rural.
Dia 05, será realizado o Grupo Temático de Políticas de Igualdade de Gênero; reunião de coordenadores regionais da REAF; Seminário sobre violência contra as mulheres; e encerramento da Campanha #MulheresRurais.
No dia 06, quarta-feira, acontecerão vários Grupos Temáticos: Facilitação do Comércio, Acesso à Terra e Reforma Agrária, Mudanças Climáticas e Gestão de Risco. Também terá a reunião do Grupo Técnico de Registros da Agricultura Familiar e o Seminário da Juventude Rural.
Dia 07, o Seminário sobre Assistência Técnica e Extensão Rural e Mostra Gastronômica e Promoção da Agricultura Familiar, entre outras atividades.
No último dia, 8 de dezembro, ocorrerá a Sessão Plenária da XXVII da REAF. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi