A CONTAG aproveita a ocasião dos 19 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás para lembrar ao poder público, judiciário e a sociedade em geral do Brasil e do mundo, que as mortes dos trabalhadores rurais em 17 de abril de 1996 em Eldorado dos Carajás no Pará, são uma demonstração do que aconteceu e continua acontecendo todos os dias no meio rural brasileiro.
Vem reivindicar pela Reforma Agrária ampla, de qualidade e com garantia dos direitos para todos e todas que vivem no campo. Uma reforma agrária que não seja só a conquista de um pedaço de chão, mas que ofereça condições sociais e econômicas para que a população do meio rural possa ter uma vida justa, digna e com qualidade.
Que prime pela segurança, soberania alimentar e nutricional de todos os povos. Que o dia do Massacre de Carajás sirva como um referencial de luta permanente, que nos incomode para seguirmos empunhando as bandeiras da luta pela reforma agrária, por uma política diferenciada para a agricultura familiar e pelos direitos dos assalariados e assalariadas rurais.
Assim prossigamos na luta, desde as nossas delegacias sindicais de base, perpassando pelos sindicatos, Federações e na CONTAG, afirmando que o desenvolvimento brasileiro deve incluir crescimento econômico, justiça, participação social e preservação ambiental. Sempre privilegiando o ser humano na sua integralidade e possibilitando a construção da cidadania.
Com nossas bandeiras hasteadas e com um grito que vem da terra e ecoa nas nossas gargantas continuamos dizendo NÃO ao modelo de desenvolvimento excludente e concentrador de terra e renda, praticado pelo agronegócio e as grandes empresas.
Vale ressaltar que nesta sexta-feira (17), a CONTAG, representada por seu vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, William Clementino, esteve presente em uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Distrito Federal em alusão ao Dia Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária. Um momento onde foi lembrado o Massacre de Carajás como referencial de que ainda precisamos avançar na luta pela terra.
Trazendo à memória o massacre de Carajás
O Massacre de Eldorado dos Carajás foi a morte de dezenove trabalhadores rurais que ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, Ao todo morreram no massacre dezenove trabalhadores foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará.
O confronto ocorreu quando 1.500 trabalhadores/as rurais estavam acampados/as na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes