Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PIAUÍ
Juventude Rural do PI tem 2º Seminário Estadual de Avaliação do Programa Jovem Saber
WhatsApp

28 de Fevereiro de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
piauí

A Secretaria Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Fetag-PI promove nos dias 01 e 02 de março de 2011, na Obra Kolping em Teresina, o 2º Seminário Estadual de Avaliação do Programa Jovem Saber. O evento terá presença da Contag, de convidados e aproximadamente 120 jovens rurais de todo o Piauí.

Os objetivos do II Seminário do Programa Jovem Saber são avaliar o desenvolvimento do Programa Jovem Saber no Piauí, a partir de suas metas, princípios, avanços, entraves e desafios ocorridos no Estado. Também é intenção tratar do acesso ao Pronaf Jovem e da Elaboração de projetos com as instituições e órgãos responsáveis, socializar possíveis experiências de organização da juventude sob a influência do programa e fazer o levantamento de propostas para a melhoria do desenvolvimento do Jovem Saber. O 2º Seminário Estadual de Avaliação do Programa Jovem Saber também tem a perspectiva de fazer um diagnóstico da realidade do programa no Piauí, e desta maneira possibilitar a construção de possíveis ações que venham melhorar seu desenvolvimento e o desempenho dos e das jovens rurais participantes do programa.

Segundo a secretaria estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, esta é uma atividade que faz parte do planejamento da Fetag-PI. “Mobilizamos os jovens rurais desde o mês de janeiro, encaminhamos os ofícios, convocando os coordenadores de jovens dos sindicatos e os jovens que fazem parte do Programa Jovem Saber. Feito isso, a nossa expectativa é de receber 100 jovens mais já estão confirmados 120. Isso nos mostra o envolvimento, o estimulo que a juventude esta tendo em participar e mostrar sua identidade. Um clima de muita alegria por parte do trabalho que foi feito”, enfatiza a dirigente.

A Secretária Mazé Morais, explica que depois do programa Jovem Saber, na vida dos(as) jovens o interesse na escola melhorou bastante. Outras mudanças são maior aceitação da vida no campo e saber transformar a realidade, no seu assentamento, comunidade no meio rural.

“Para nós é muito gratificante saber da empolgação dos jovens em participar do seminário, dos diretores dos sindicatos, coordenadores do pólo o empenho de todos em articular e mobilizar. Estamos aguardando os jovens com muita alegria, ouvi-los e fazer troca de informações, e ao final faremos encaminhamentos dos novos rumos do projeto Jovem saber no Estado do Piauí”, disse Mazé Morais. Sobre o Programa. O Programa Jovem saber é um processo de educação à distância, que incorpora em sua metodologia atividades presenciais, voltado para jovens rurais na faixa etária de 16 a 32 anos. O programa tem um caráter de educação não formal na linha da concepção pedagógica construtivista. O objetivo do programa é capacitar à distância jovens rurais a partir de três eixos, que são: Política Sindical, Política Pública e Formação Profissional. Capacitar presencialmente jovens rurais a partir de oficinas territoriais, encontros estaduais, regionais e nacionais.

Metodologia do programa. A capacitação desenvolve-se a partir de grupo de estudo por sindicatos. Sendo que o sindicato pode ter mais de um grupo de estudo, podendo o grupo ter no mínimo 05 jovens e no máximo 10. O processo de capacitação é feito de forma modular, num total de 06. Sendo que, o grupo só passa de um módulo para o outro mediante o estudo de uma cartilha e a realização de uma tarefa. Até o momento foram elaboradas cerca de 60 mil cartilhas.

No ano de 2005 foram realizadas 14 oficinas estaduais em todo o país. Estas oficinas objetivaram aprofundar temas abordados nas cartilhas, avaliar e sugerir mudanças no Programa Jovem Saber. Participaram das oficinas jovens representantes dos grupos de estudo num total de 1.100 jovens. As oficinas tiveram o apoio do MDA/SDT.

Entre o ano de 2006 e 2007 a Coordenação Nacional de Jovens junto com as coordenações estaduais de jovens realizaram os “Festivais Estaduais do Jovem Saber”, no total de 15 festivais atingindo cerca de 1.500 jovens. No Piauí, o festival do Jovem Saber ocorreu em fevereiro de 2007, com a participação de 200 jovens de todo estado.

A informatização do programa surge na perspectiva de superar os problemas gerenciais, o alto custo da publicação das cartilhas, diversificar os cursos e motivar os (as) jovens para a inclusão digital. FONTE: Comunicação da Fetag-PI



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico