A Secretaria Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Fetag-PI promove nos dias 01 e 02 de março de 2011, na Obra Kolping em Teresina, o 2º Seminário Estadual de Avaliação do Programa Jovem Saber. O evento terá presença da Contag, de convidados e aproximadamente 120 jovens rurais de todo o Piauí.
Os objetivos do II Seminário do Programa Jovem Saber são avaliar o desenvolvimento do Programa Jovem Saber no Piauí, a partir de suas metas, princípios, avanços, entraves e desafios ocorridos no Estado. Também é intenção tratar do acesso ao Pronaf Jovem e da Elaboração de projetos com as instituições e órgãos responsáveis, socializar possíveis experiências de organização da juventude sob a influência do programa e fazer o levantamento de propostas para a melhoria do desenvolvimento do Jovem Saber. O 2º Seminário Estadual de Avaliação do Programa Jovem Saber também tem a perspectiva de fazer um diagnóstico da realidade do programa no Piauí, e desta maneira possibilitar a construção de possíveis ações que venham melhorar seu desenvolvimento e o desempenho dos e das jovens rurais participantes do programa.
Segundo a secretaria estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, esta é uma atividade que faz parte do planejamento da Fetag-PI. “Mobilizamos os jovens rurais desde o mês de janeiro, encaminhamos os ofícios, convocando os coordenadores de jovens dos sindicatos e os jovens que fazem parte do Programa Jovem Saber. Feito isso, a nossa expectativa é de receber 100 jovens mais já estão confirmados 120. Isso nos mostra o envolvimento, o estimulo que a juventude esta tendo em participar e mostrar sua identidade. Um clima de muita alegria por parte do trabalho que foi feito”, enfatiza a dirigente.
A Secretária Mazé Morais, explica que depois do programa Jovem Saber, na vida dos(as) jovens o interesse na escola melhorou bastante. Outras mudanças são maior aceitação da vida no campo e saber transformar a realidade, no seu assentamento, comunidade no meio rural.
“Para nós é muito gratificante saber da empolgação dos jovens em participar do seminário, dos diretores dos sindicatos, coordenadores do pólo o empenho de todos em articular e mobilizar. Estamos aguardando os jovens com muita alegria, ouvi-los e fazer troca de informações, e ao final faremos encaminhamentos dos novos rumos do projeto Jovem saber no Estado do Piauí”, disse Mazé Morais. Sobre o Programa. O Programa Jovem saber é um processo de educação à distância, que incorpora em sua metodologia atividades presenciais, voltado para jovens rurais na faixa etária de 16 a 32 anos. O programa tem um caráter de educação não formal na linha da concepção pedagógica construtivista. O objetivo do programa é capacitar à distância jovens rurais a partir de três eixos, que são: Política Sindical, Política Pública e Formação Profissional. Capacitar presencialmente jovens rurais a partir de oficinas territoriais, encontros estaduais, regionais e nacionais.
Metodologia do programa. A capacitação desenvolve-se a partir de grupo de estudo por sindicatos. Sendo que o sindicato pode ter mais de um grupo de estudo, podendo o grupo ter no mínimo 05 jovens e no máximo 10. O processo de capacitação é feito de forma modular, num total de 06. Sendo que, o grupo só passa de um módulo para o outro mediante o estudo de uma cartilha e a realização de uma tarefa. Até o momento foram elaboradas cerca de 60 mil cartilhas.
No ano de 2005 foram realizadas 14 oficinas estaduais em todo o país. Estas oficinas objetivaram aprofundar temas abordados nas cartilhas, avaliar e sugerir mudanças no Programa Jovem Saber. Participaram das oficinas jovens representantes dos grupos de estudo num total de 1.100 jovens. As oficinas tiveram o apoio do MDA/SDT.
Entre o ano de 2006 e 2007 a Coordenação Nacional de Jovens junto com as coordenações estaduais de jovens realizaram os “Festivais Estaduais do Jovem Saber”, no total de 15 festivais atingindo cerca de 1.500 jovens. No Piauí, o festival do Jovem Saber ocorreu em fevereiro de 2007, com a participação de 200 jovens de todo estado.
A informatização do programa surge na perspectiva de superar os problemas gerenciais, o alto custo da publicação das cartilhas, diversificar os cursos e motivar os (as) jovens para a inclusão digital. FONTE: Comunicação da Fetag-PI