Um grupo de 160 jovens de 32 municípios do Espírito Santo partirá no próximo domingo (25) para o II Festival Nacional da Juventude Rural, em Brasília. Nas bagagens, propostas para a acesso à terra, do meio ambiente sustentável, trabalho e renda no campo, defendidas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes).
Os jovens, divididos em quatro ônibus – dois da região Norte, um da região Sul e outro da Centro Serrana – participam de atividades esportivas como futebol de campo masculino e feminino, futsal masculino e feminino, vôlei masculino e de modalidades individuais de atletismo.
Os capixabas formam um grupo eclético, com jovens que já participaram da primeira edição do Festival e também do Consórcio Social da Juventude Trabalhadora Rural entre os anos de 2005 e 2007, e com outros que ainda não possuem experiência. Mas a motivação é a mesma para cada um dos jovens. Entre os participantes, um grupo de dança contemporânea formado por nove jovens do município de Montanha, que se apresentará na segunda noite cultural, no dia 28 de julho. A apresentação acontece no palco do principal do evento.
De acordo com Clébio Brambati, coordenador da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Espírito Santo (CEJTTR-ES), a troca de experiências entre os jovens dos diversos estados participantes será proveitosa para os capixabas. “Espero que possamos identificar, após o festival, novos futuros líderes do movimento sindical. Precisamos dar continuidade no processo de organização da juventude trabalhadora rural dentro do MSTTR”, destaca.
Brambati reforça ainda a importância do Festival para o futuro da juventude no campo. “Levaremos nossas reivindicações para os governantes. O jovem deve continuar no meio rural com qualidade de vida, trabalho e opções esportivas e culturais”, finaliza. FONTE: Comunicação da Fetaes