A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) segue com as Federações filiadas realizando em todo o Brasil, a 2ª etapa das Oficinas de Base para “Planejar Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário” no campo brasileiro.
Nesta semana, a Oficina de Base aconteceu no Piauí até esta sexta-feira (11 de novembro), com 66 participantes de 25 Sindicatos dos Polos de São Raimundo Nonato e Simplício Mendes, região sul do estado.
Entre as principais temáticas trabalhadas estiveram as Eleições de 2022 e de 2024; a sustentabilidade político-financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG); a comunicação sindical e popular; a organização e comercialização da produção; os sujeitos do campo (mulheres, jovens e terceira idade); e a formação sindical. “Fiquei muito feliz em ver as duas regiões e a Diretoria da Federação do Piauí participando ativamente do debate e colocando como uma das suas prioridades a organização e a comercialização da produção por compreender que o Sindicato tem papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar”, pontuou a secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto.
Os Polos Sindicais de São Raimundo Nonato e Simplício Mendes são referências no estado pela grande produção de mel, tendo uma cooperativa de abrangência em boa parte dos municípios do Polo Simplício Mendes, a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes - COMAPI.
A Oficina contou com a contribuição da secretária de Mulheres da CONTAG, a piauiense Mazé Morais, da secretária de Política Agrícola da Confederação, Vânia Marque Pinto e do assessor Ronaldo Ramos, além da Diretoria da Federação da Piauí (FETAGPI).
“Realizar a Oficina de Base duas semanas após o 2º turno das Eleições 2022 foi uma excelente oportunidade para avaliar o atual momento político com a eleição da ‘chapa Lula-Alckmin’, onde reafirmamos a importância da unidade da nossa categoria na defesa das pautas da agricultura familiar e da Marcha das Margaridas 2023 como ação estratégica de conquista de políticas públicas para as mulheres rurais”, pontuou a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Sobre a COMAPI!
A Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes - COMAPI sustenta cerca de 250 famílias da região de Simplício Mendes através da produção de mel. Por estar na Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, a região oferece condições para a produção de méis orgânicos e livres de agrotóxicos, se destacando pela pureza e alta qualidade.
Fonte: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes